Robôs Cães com Rifles: A Nova Ameaça Militar Chinesa

Um legislador republicano está alertando sobre a mais recente ameaça da China – robôs cães equipados com rifles automáticos. 


Visitantes veem um cão robô de combate durante a 9ª Exposição de Tecnologia Inteligente Militar da China (Pequim) no Centro Nacional de Convenções da China em Pequim. (Guo Haipeng/VCG via Getty Images)




Um vídeo da mídia estatal chinesa, cujas capturas de tela foram publicadas pelo Military Times, mostra o exército chinês exibindo robôs semelhantes a cães carregando rifles durante exercícios conjuntos no Camboja. Esses cães-robôs, que pesam cerca de 50 quilos, podem carregar e disparar rifles automáticos de forma autônoma.

Embora a guerra com drones não seja um conceito novo, muitos acreditam que a ascensão desses novos autômatos armados deve causar preocupação. O deputado Vern Buchanan, R-Fla., disse ao Fox News  que a inteligência artificial avançada é a próxima grande fronteira econômica e militar tanto para os EUA quanto para seus adversários como a China.

Dos 18 emendas que Buchanan escreveu e conseguiu aprovar na versão da Câmara do National Defense Authorization Act (NDAA), uma chamou a atenção para essa ameaça potencialmente revolucionária. A legislação de Buchanan incluiu uma provisão que direciona o secretário de defesa a relatar a ameaça do uso de IA pela China no setor militar, incluindo esses robôs-cães, e sua ameaça à segurança nacional dos EUA.

“Se não prestarmos atenção ao que outros países ao redor do mundo estão fazendo na frente da IA, corremos o risco de perder nossa posição no cenário global e nossa posição como a força de combate mais proeminente do mundo”, disse Buchanan.
 
“Qualquer um que diga que a China usará esses dispositivos apenas para fins pacíficos está com a cabeça na areia.”

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. 
No entanto, segundo um relatório de maio do The Warzone, o Comando de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais (MARSOC) tem dois quadrúpedes robóticos semelhantes que estão sendo usados para segurança perimetral em locais não especificados. 

Esta captura de tela de um vídeo divulgado pela CCTV apoiada pela China mostra um cão-robô disparando um rifle durante exercícios militares no Camboja.


Buchanan mencionou que os EUA já experimentaram robôs semelhantes no passado, mas o fato de a China estar fixando armas neles e os exibindo em exercícios militares é preocupante. 

“Isso deve fazer com que todos tomem nota e garantam que nossas forças armadas estejam sempre um passo à frente”, afirmou ele.

Quando questionado se o Senado, liderado pelos democratas, provavelmente retiraria a provisão de seu projeto para a legislação final de compromisso, Buchanan disse que não tinha razão para acreditar nisso. 
Ele sugeriu que o requisito de relatório, por ser de “bom senso”, deveria ser não controverso em termos de segurança nacional.

“Recebemos muito feedback positivo sobre nossa emenda. O fato de ter sido aprovada sem oposição de nenhum membro do Congresso, de qualquer partido, deve dizer tudo o que você precisa saber”, acrescentou. 

Embora tenha redigido a emenda sozinho, Buchanan disse que muitos outros legisladores estão extremamente preocupados com as ameaças relacionadas à IA provenientes da China e de outros adversários. 

Questionado sobre os robôs-cães e a emenda de relatório, o deputado Mike Rogers, R-Ala., presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, que patrocinou a NDAA, sugeriu que tais preocupações são válidas.

“Priorizar a inovação é vital se quisermos ficar à frente da China”, disse Rogers. 
“A NDAA para o ano fiscal de 2025 continua a fazer investimentos em tecnologias emergentes inovadoras, como a IA, para garantir que nossas forças armadas permaneçam as mais capazes e letais do mundo.”

O Senado deve iniciar o debate sobre a NDAA em breve, após a aprovação da versão da Câmara, que foi amplamente ao longo das linhas partidárias por 217 a 199.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abacate: O Superalimento que Você Precisa na Sua Dieta

Kefir: O Elixir Probiótico que Revoluciona a Saúde Intestinal